O Estado de Minas Gerais, o segundo mais populoso do Brasil e o terceiro maior PIB (Produto Interno Bruto), reserva muitas opções de turismo e lazer.

Além de seu famoso Circuito das Águas, com belíssimas cidades como São Lourenço, Lambari e Caxambu, o estado de MG recebe também, turistas de todas as regiões do país em suas cidades históricas.

As cidades históricas de Minas Gerais são marcadas pelo ciclo do ouro, a Inconfidência Mineira, reliquias da arte barroca e um incomparável acervo artístico, arquitetônico e cultural, encontrados nas igrejas, museus, ruas, ladeiras e casarões.

A hospitalidade dos Mineiros encanta a quem visita esse maravilhoso Estado brasileiro, que além de todo esse patrimônio histórico e cultural é palco de atrações como festivais de cinema, de inverno, de gastronomia, os famosos carnavais de rua e as maravilhosas paisagens das montanhas de Minas.

Confira um pouquinho sobre as principais cidades históricas e faça turismo em Minas Gerais:

Ouro Preto

Primeira cidade brasileira a ser declarada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, Ouro Preto é a cidade mais visitada pelos turistas e reserva um rico conjunto da arquitetura colonial portuguesa e barroca, como os casarões antigos, a Igreja de São Francisco de Assis e o Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes e as estreitas ladeiras da cidade.

 

Ouro Preto - MG

Mariana

Famosa pelos concertos na Catedral Basílica da Sé, a cidade hospeda pinturas do Mestre Ataíde e a Mina de Ouro da Passagem.

Tiradentes

Localizada aos pés da Serra de São José, as ruas de pedra do Centro Histórico de Tiradentes com igrejas barrocas, divide espaço com pousadas, bares e restaurantes românticos, além dos ateliês e lojas que oferecem toda a riqueza do artesanato mineiro.

Diamantina

Integrante do Circuito Estrada Real, o Centro Histórico de Diamantina, com casarões antigos e ruas de pedras, divide espaço com um dos carnavais mais famosos e animados do Estado.

Sabará

Próxima a capital Mineira, Sabará mantém preservadas suas construções históricas e acervos de igrejas setecentistas de Minas, como a Igreja de Nossa Senhora do Ó. As obras de Aleijadinho se mostram presentes nas Igrejas Matriz N. S. da Conceiçãoe e Nossa Senhora do Carmo.

Além disso, a culinária mineira possui pratos ricos em sabor e é a preferida por muitos, como o famoso pão de queijo, o tutu de feijão, o torresmo a pururuca, o cuscuz, o bolo de fubá, os doces caseiros e os queijos.

 

Torresmo Pururuca - Culinária Mineira

Vale a pena conhecer as cidades históricas de Minas Gerais e fazer uma viagem pelo túnel do tempo, enriquecendo a cultura e conhecendo parte da história do Brasil.

Categoria: Dicas de Viagem

Deixe seu recado


Acompanhe nosso site pelo Facebook

Como Comprar Passage

Preparamos um super artigo para você descobrir como comprar passagens [...]

Primeira Viagem de A

Se você nunca tirou os pés do chão, é quase [...]

Turismo em Bombinhas

Não dá para acreditar que tanta beleza se encontra em [...]

Viagens Baratas - Pa

Quem não quer fazer uma viagem barata? Nossa missão é [...]

Vídeos Criativos Pa

Como você costuma registrar as suas experiências de viagens? No [...]